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Ibiporã - PR
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O Engenheiro Francisco Gutierrez Beltrão comprometera-se em transformar esta área de terras em pequenas propriedades agrícolas, assim foi feito o retalhamento em pequenos lotes e vendidos para os colonos que se deslocavam das zonas cafeeiras do estado de São Paulo. A fim de facilitar a vida destes pequenos proprietários, foi preciso estruturar um núcleo urbano. Este serviria de local de abastecimento e ao mesmo tempo escoadouro para os produtos agrícolas. A fim de providenciar a venda dos lotes rurais e estruturar o núcleo urbano veio o Engenheiro Alexandre Gutierrez Beltrão, irmão do Engenheiro Francisco Gutierrez Beltrão. Cooperando na obra de desbravamento e colonização do norte do Paraná, a Companhia Ferroviário São Paulo - Paraná, estendeu suas linhas da cidade de Cambará às localidades recém fundadas. Em vista desta iniciativa, as "pontas de trilhos" atingiram o povoado de Ibiporã no ano de sua fundação, isto é, em 1934, mas somente em 1936 se deu a inauguração da estação ferroviária, retardada pela necessidade de ser primeiramente inaugurada a de Londrina, patrimônio que crescia vertiginosamente. A partir de 1936 o desenvolvimento de Ibiporã foi rápido e constante. Em todas as fases da vida social, econômica e administrativa da povoação, o Dr. Francisco Gutierrez Beltrão colaborou eficientemente. Junto com o trem chegou a população que iria formar Ibiporã. Passaram a ser construídas as primeiras casas nas intermediações da estação ferroviária, conforme o projeto traçado pelo Engenheiro Alexandre Gutierrez Beltrão. Assim a cidade cresceu e se desenvolveu obediente ao projeto da Sociedade Técnica Colonizadora Engenheiro Beltrão Ltda. é importante mencionar que os irmãos Beltrão foram responsáveis por todo o planejamento e execução definitiva da cidade de Ibiporã. Ibiporã passou então a receber imigrantes de origem italiana, árabes, russa, japonesa, espanhola, portuguesa e búlgara, além de migrantes, provenientes em sua maioria dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. O grande crescimento da região deve-se ao excelente solo, a exuberância das matas e palmitais, as boas oportunidades de aquisição de propriedades, a construção da linha ferroviária, Companhia Ferroviária São Paulo - Paraná, que estendeu suas linhas da cidade de Cambará às localidades recém fundadas para ser usada de transporte pelos colonos e também para o escoamento da safra agrícola. Em 20 de julho de 1936, o grande pioneiro Dr. Francisco Gutierrez Beltrão, fundava em terras concedidas pelo Governo do Estado do Paraná, a cidade de Ibiporã. Em 1936 e 1937 pertenciamos como distrito de Jataizinho, e no dia 20 de outubro de 1938 passamos a condição de Distrito Administrativo de Sertanópolis, condição que permaneceu até 10 de outubro de 1947. No dia 2 de fevereiro de 1938, foi instalado o Cruzeiro, símbolo da fé e religiosidade da população. Nessa mesma data foi realizada a primeira missa campal pelo Padre Carlos, vindo de Londrina. Os primeiros comerciantes a se estabelecerem em Ibiporã foram: João Drevenko, André Serti, José da Silva Sá, Severino José de Souza e José Scaliza. Em 1938 foi instalada a primeira farmácia, dirigida pelo Sr. José dos Santos e a chegada do primeiro médico Dr. Hélio Bonetto. A primeira escola que funcionou na localidade era dirigida pela Sra. Bárbara Machado de Oliveira em 1936. A paróquia de Ibiporã foi fundada em 8 de dezembro de 1943, tendo sido seu primeiro vigário o Padre Vitoriano Valente Monteiro. A primeira criança a ser registrada no Cartório de Ibiporã, foi a Senhora Ermínia Filtrin, conforme constatação nos livros de registro do Cartório. Em 11 de outubro de 1947, por meio da lei nº. 02/47 sancionada pelo Governador Moisés Lupion, foi criado o município de Ibiporã, desmembrado do município de Sertanópolis, mantendo os limites anteriores. No dia 8 de novembro de 1947, procedeu-se a instalação do município empossando-se ao mesmo o primeiro Prefeito Municipal, o Sr. José Pires de Godoy. A primeira eleição foi realizada também em 1947, sendo escolhido por sufrágio popular o Sr. Alberto Spiaci. Sua gestão foi de 1947-1951, formando uma Câmara Municipal. Este iniciou também o posto de saúde, o grupo escolar, o serviço de água, a coletoria estadual e o matadouro municipal. Precisamente a 9 de julho de 1954 foi instalada a Comarca de Ibiporã, tendo como primeiro Juiz de direito o Dr. José Arruda Santos e como promotor da justiça o Dr. Antônio da Silveira Santos, desmenbrando-se assim, definitivamente, da Comarca de Sertanópolis, tornando-se uma cidade totalmente livre. #londrina #londrinando #lagoigapo #centrodelondrina #glebapalhano#centrodelondrina #imoveisemlondrina #londrina #enjoeieae #imoveislondrina #vendalondrina #locacaolondrina #apartamentolondrina #casaemlondrina #chacaralondrina #sitioemlondrina#terrenolondrina
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Essa porção de terras era conhecida como terreno do Jacutinga. O Engenheiro Francisco Gutierrez Beltrão comprometera-se em transformar esta área de terras em pequenas propriedades agrícolas, assim foi feito o retalhamento em pequenos lotes e vendidos para os colonos que se deslocavam das zonas cafeeiras do estado de São Paulo. A fim de facilitar a vida destes pequenos proprietários, foi preciso estruturar um núcleo urbano. Este serviria de local de abastecimento e ao mesmo tempo escoadouro para os produtos agrícolas. A fim de providenciar a venda dos lotes rurais e estruturar o núcleo urbano veio o Engenheiro Alexandre Gutierrez Beltrão, irmão do Engenheiro Francisco Gutierrez Beltrão. Cooperando na obra de desbravamento e colonização do norte do Paraná, a Companhia Ferroviário São Paulo - Paraná, estendeu suas linhas da cidade de Cambará às localidades recém fundadas. Em vista desta iniciativa, as "pontas de trilhos" atingiram o povoado de Ibiporã no ano de sua fundação, isto é, em 1934, mas somente em 1936 se deu a inauguração da estação ferroviária, retardada pela necessidade de ser primeiramente inaugurada a de Londrina, patrimônio que crescia vertiginosamente. A partir de 1936 o desenvolvimento de Ibiporã foi rápido e constante. Em todas as fases da vida social, econômica e administrativa da povoação, o Dr. Francisco Gutierrez Beltrão colaborou eficientemente. Junto com o trem chegou a população que iria formar Ibiporã. Passaram a ser construídas as primeiras casas nas intermediações da estação ferroviária, conforme o projeto traçado pelo Engenheiro Alexandre Gutierrez Beltrão. Assim a cidade cresceu e se desenvolveu obediente ao projeto da Sociedade Técnica Colonizadora Engenheiro Beltrão Ltda. é importante mencionar que os irmãos Beltrão foram responsáveis por todo o planejamento e execução definitiva da cidade de Ibiporã. Ibiporã passou então a receber imigrantes de origem italiana, árabes, russa, japonesa, espanhola, portuguesa e búlgara, além de migrantes, provenientes em sua maioria dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. O grande crescimento da região deve-se ao excelente solo, a exuberância das matas e palmitais, as boas oportunidades de aquisição de propriedades, a construção da linha ferroviária, Companhia Ferroviária São Paulo - Paraná, que estendeu suas linhas da cidade de Cambará às localidades recém fundadas para ser usada de transporte pelos colonos e também para o escoamento da safra agrícola. Em 20 de julho de 1936, o grande pioneiro Dr. Francisco Gutierrez Beltrão, fundava em terras concedidas pelo Governo do Estado do Paraná, a cidade de Ibiporã. Em 1936 e 1937 pertenciamos como distrito de Jataizinho, e no dia 20 de outubro de 1938 passamos a condição de Distrito Administrativo de Sertanópolis, condição que permaneceu até 10 de outubro de 1947. No dia 2 de fevereiro de 1938, foi instalado o Cruzeiro, símbolo da fé e religiosidade da população. Nessa mesma data foi realizada a primeira missa campal pelo Padre Carlos, vindo de Londrina. Os primeiros comerciantes a se estabelecerem em Ibiporã foram: João Drevenko, André Serti, José da Silva Sá, Severino José de Souza e José Scaliza. Em 1938 foi instalada a primeira farmácia, dirigida pelo Sr. José dos Santos e a chegada do primeiro médico Dr. Hélio Bonetto. A primeira escola que funcionou na localidade era dirigida pela Sra. Bárbara Machado de Oliveira em 1936. A paróquia de Ibiporã foi fundada em 8 de dezembro de 1943, tendo sido seu primeiro vigário o Padre Vitoriano Valente Monteiro. A primeira criança a ser registrada no Cartório de Ibiporã, foi a Senhora Ermínia Filtrin, conforme constatação nos livros de registro do Cartório. Em 11 de outubro de 1947, por meio da lei nº. 02/47 sancionada pelo Governador Moisés Lupion, foi criado o município de Ibiporã, desmembrado do município de Sertanópolis, mantendo os limites anteriores. No dia 8 de novembro de 1947, procedeu-se a instalação do município empossando-se ao mesmo o primeiro Prefeito Municipal, o Sr. José Pires de Godoy. A primeira eleição foi realizada também em 1947, sendo escolhido por sufrágio popular o Sr. Alberto Spiaci. Sua gestão foi de 1947-1951, formando uma Câmara Municipal. Este iniciou também o posto de saúde, o grupo escolar, o serviço de água, a coletoria estadual e o matadouro municipal. Precisamente a 9 de julho de 1954 foi instalada a Comarca de Ibiporã, tendo como primeiro Juiz de direito o Dr. José Arruda Santos e como promotor da justiça o Dr. Antônio da Silveira Santos, desmenbrando-se assim, definitivamente, da Comarca de Sertanópolis, tornando-se uma cidade totalmente livre.
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Da capital Curitiba, tem em torno de 575.377 habitantes, cidade amiga cuja a população se orgulha de seus anseios, industrias comércio, um mercado onde tudo se oferta tem demanda, cidade receptiva onde diversas origens se estabeleceram e formaram família, italianos, japoneses, franceses, turcos, chineses, alemães e outras etnias diversas, cidade de clima seco porém suportável, cidade ainda divide fronteiras com cidades vizinhas que se tornam essências de Londrina, tanto no comércio como na força de trabalho, uma cidade pra quem procura uma gastronomia vasta, diversão sempre encontra, aqueles bares badalados, baladas musicais, bares para aquele momento a dois, o cidade maravilhosa, passeios temos também, Jardim botânico, Lago igapó! O Lago igapó nosso cartão postal! São por estas e outras que eu digo por isso é bom morar em Londrina Cidade fundada em 10 de dezembro de 1934, umas das formas de comercialização preferencial se destinava única e exclusivamente ao plantio do café , tendo ganhado a alcunha de Capital do Café no período. A partir dos anos de 1970, o perfil econômico londrinense foi se alterando progressivamente tendo evoluído para um importante e diversificado centro industrial e econômico regional. De acordo com o índice “Desafios da Gestão Municipal” (2018), Londrina aparece na 15ª posição entre as cidades mais desenvolvidas do país. O município paranaense aparece na frente de capitais como Florianópolis (17ª), Belo Horizonte (18ª) e São Paulo (21ª). Você que está pensando em mudar de endereço, já pensou em descobrir como é morar em Londrina? Quando imaginamos as cidades brasileiras, é comum lembrarmos das mais famosas, como Rio de Janeiro ou São Paulo. Contudo, o Brasil tem mais de cinco mil municípios e muitos deles reservam surpresas agradáveis — e esse, com certeza, é o caso de Londrina. Ignorar as possibilidades dessas cidades é um grande erro. Por isso, convidamos você para ler algumas características sobre a cidade de Londrina. Vamos lá? Londrina é, oficialmente, uma boa cidade para se morar Existem muitas pesquisas, realizadas por institutos públicos e privados, que classificam as metrópoles como boas ou ruins para se viver. A cidade de Londrina costuma figurar muito bem nesse tipo de ranking. De acordo com o índice “Desafios da Gestão Municipal” (2018), Londrina aparece na 15ª posição entre as cidades mais desenvolvidas do país. O município paranaense aparece na frente de capitais como Florianópolis (17ª), Belo Horizonte (18ª) e São Paulo (21ª). Londrina é uma cidade universitária De acordo com dados do IBGE, 25% dos moradores do município cursam o Ensino Superior. No Brasil, esse índice é de 13,95%. Isso é reflexo da grande centralização de faculdades e universidades na cidade. A mais famosa delas é a Universidade Estadual de Londrina (UEL). Morar em um centro universitário tem várias vantagens. Uma delas é que as pessoas podem manter seu aprimoramento profissional de forma constante. Afinal de contas, os estudos não precisam terminar com a graduação. Além disso, a concentração de estudantes mantém a região viva, dinâmica e atualizada sobre as principais tendências da moda, consumo e comportamento. Por isso que, apesar de ser uma cidade do interior, Londrina é considerada um lugar moderno. Londrina tem muitas áreas verdes Foi-se o tempo em que as pessoas queriam morar nas chamadas “selvas de pedra”. Os riscos que a poluição traz à saúde humana fizeram com que a busca por cidades arborizadas se tornasse mais comum. Nesse quesito, Londrina se destaca. A cidade é famosa por seus lagos, como o Igapó, e suas unidades de conservação ambiental, como o Parque Municipal Arthur Thomaz. Além disso, existem muitos outros parques e praças espalhados pelo município. Esses espaços são ideais para quem precisa recarregar as energias em contato com a natureza. A cidade é um polo cultural Se você tem medo de não ter acesso a eventos culturais ao morar em uma cidade do interior, saiba que esse risco não existe em Londrina. Todos os anos a cidade recebe dezenas de shows, festivais de música e apresentações artísticas. Londrina é a sede do Festival Internacional de Música de Londrina. Ao longo de quase quatro décadas, o município tem sido um dos principais palcos para renomados artistas do Brasil e de outros países. Londrina apresenta oportunidades financeiras A cidade tem se destacado pela modernização da sua economia, revelando-se um polo de desenvolvimento de startups. Além disso, essa cidade tem um comércio variado e desenvolvido. O agronegócio ainda é um pilar importante da economia regional. Não por acaso, a cidade organiza todos os anos uma das principais feiras agropecuárias do país, a ExpoLondrina. Agora você sabe como é morar em Londrina, essa cidade moderna e cheia de oportunidades que não abandona o jeito calmo das cidades do interior. O lago Igapó é um lago criado em Londrina, no estado brasileiro do Paraná, em 10 de dezembro de 1959, dia do Jubileu de Prata da cidade, através do represamento do Ribeirão Cambezinho, na gestão de Antônio Sobrinho e coordenado pelo engenheiro Cássio Bittencourt Macedo como uma solução para a questão da baixa umidade do ar e o problema da drenagem, dificultada por uma barragem natural de pedra. Inicialmente pensou-se em dinamitar a barragem, mas prevaleceu a ideia de formar um lago. O nome Igapó vem da língua tupi, que significa transvazamento de rios. O projeto de urbanização do lago foi feito em 1970, quando se iniciou a construção de calçadas e a plantação de árvores ao redor do lago. Após um período de certo abandono, foi elaborado um projeto de revitalização do Lago, na gestão de Dalton Paranaguá. Foram construídos o Zerão (Área de Lazer Luigi Borguesi) e Centro Social Urbano. O projeto, de Burle Marx, incluía um jardim com 187 espécies de plantas nativas. É um local de lazer, que além da represa, propicia a prática de esportes náuticos. Possui uma vasta área urbanizada com piscinas, pistas de aeromodelismo e foto clube. Porém, muitas pessoas acham este lago uma agressão ao meio ambiente, por ser ele resultado represamento de certos rios. Em 1996, o lago foi esvaziado, limpo e teve suas margens revitalizadas, ganhando ciclovia, o Teatro do Lago, jardins e chafariz.
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